Páginas

Arte e cultura: O Sabá das Bruxas de Francisco Goya






Pintor dos devaneios e pesadelos

por Ronald Lima

Ciclo de trabalhos do artista feitos em segredo


Francisco Goya pintor espanhol 1746/ 1828 - Após pintar o retrato da Duquesa de Osuna, tornou-se "Primeiro Pintor da Câmara do Rei", o pintor oficial do monarca Carlos IV e sua família e assim seguiu por anos... Seus retratos da família real mesmo sendo oficiais mostravam seres humanos muito normais pode se dizer, uma aristocracia certamente gostaria de ser mostrar mais garbosa e isso não ocorria com Goya.

Três de Maio de 1808 em Madrid, "Os fuzilamentos da montanha
 do Príncipe Pío" ou "Os fuzilamentos de três de Maio".

Uma doença que o deixou parcialmente surdo, as invasões napoleônicas e o enfrentamento da população ao invasor fez despertar no pintor um apreço grande pelo povo espanhol e um certo desprezo para com a venal nobreza espanhola que aceitou o domínio de Napoleão, pois antes de invadir Napoleão convidou o próprio Carlos IV para morar em Paris (o que foi prontamente aceito!!) . Goya retratou várias cenas fortes de guerra onde pela primeira na arte um conflito foi retratado de modo real, crueza, nada de heróis, fútil e sem glória, são comuns em suas obras desse período cenas de saque e despojo de cadáveres. Seu traço sempre foi pessoal, forte no toque e muito expressivo ao desenhar as emoções e ações emotivas, ver um rosto ou gestos seus pintados é como saber de verdade como eram os ali retratados... seus cenários são somente isso... cenários.
Mais idoso e decepcionado com a atitude da nobreza em desprezar políticos liberais (alguns eram amigos seus). 

“O sonho da razão produz monstros” gravura criada entre 1797 e 1799 para o Diario de Madrid, é a 43ª das 80 gravuras que compõem a suíte de sátiras Los Caprichos.


Estes desejavam uma Espanha menos submissa economicamente, porém esses liberais em contra partida destratando o povo, o fez se retirar do cenário e decidir morar em uma fazenda escondido de todos (pobre ele não era) - Ficou conhecido esse local como a Quinta do Surdo. Toda essa história (resumida até) é para mostrar sua fase nomeada posteriormente como as "Pinturas Negras" onde temas obscuros surgem e medos são retratados expressando as frustrações e críticas de Goya para com tudo e todos, nessa fase ele também dá continuidade as famosas gravuras denominadas “Los Caprichos”, onde muitas cenas cruéis e violentas foram retratadas. 

 "Linda Maestra" gravura criada entre 1797 e 1799 para o 
Diario de Madrid, é a 68ª das 80 gravuras que compõem
 a suíte de sátiras Los Caprichos.

A obra de Goya denominada O Sabá das Bruxas faz parte de sua série de Pinturas Negras (Pintura não é gravura). A temática envolvendo feitiços e bruxarias era comumente usada pelos artistas, para atacarem a chamada Santa Inquisição. Esses ele fez nas paredes da fazenda.... o motivo?
As chamadas Pinturas Negras não eram por vontade de Goya para serem expostas durante sua vida e não o foram.... Para muitos (diria a maioria) creio que preferiam esconde-las mesmo. Depois foram transpostas para o Museu do Prado e restauradas (as paredes todas!) mas durante décadas ficaram lá em sua fazenda esquecidas após sua morte.
Uma meia-lua branca surge em meio ao céu escuro. Morcegos esvoaçam em direção à cena. Montes escuros compõem o tenebroso cenário. Essa imagem vinda de medos muito antigos se tornou icônica... Todos que mencionem um encontro com o demônio esse quadro é uma das fontes de todas as imagens que surgem na mente. O quadro de Goya é um juntar de várias outras idéias e imagens.
O bode dirige sua pata para uma criança sem encará-la, rejeitando uma outra uma que está a sua frente que lhe é oferecida por ser pele e osso, a maioria das devotas tem no rosto um ar de submissão e poucas demonstram algum regozijo.

"O Sabá das Bruxas" 43 x 30, Óleo sobre tela a partir de um afresco, um dos pequenos quadros feitos entre 1797 -1798 para o palácio de Recreio do Duque de Osunas, atualmente pertence a coleção da Fundación Lázaro Galdiano

No chão de terra jaz um cadáver infantil, a mulher idosa de tronco despido carrega no ombro uma vara com uma fieira de bebês natimortos. Próxima à mulher de roupa escura da com a criança esquálida nos braços, é possível ver as pequenas pernas de uma criança, que se esconde sob o véu amarelo da mãe a se debater.

Auto retrato (1815) 46 x 35 óleo sobre tela.






Para maiores informações sobre Francisco Goya
← Anterior Proxima → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar este blog